fbpx

A importância da fundação

Quem nunca ouviu falar sobre a Torre de Pisa na Itália, ela começou a ser construída no ano 1173, mas após 5 anos com poucos andares ela começou a ter aquela inclinação que tornou-se sua marca. Com isso, a sua construção teve de ser paralisada, a condição de solo arenoso somado com a estrutura pesada estaria comprometendo a obra até que ela começou a ceder de um lado.

Em 1272 a construção foi retomada. Para conter essa inclinação, foi preciso usar aquela famosa gambiarra, os andares seguintes foram construídos do lado inclinado para que a torre não aparentam-se estar torta, resultando no agravamento e afundando cada vez mais um lado da torre, isso tudo para que ela não parecesse estar torta, embora tivesse mais de 50 metros, ela permanece em pé até os dias atuais e acabou se tornando um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

Imagina isso em sua residência, você gostaria de viver em uma residência com problemas estruturais?

As fundações entram justamente para evitar esse tipo de problema

muitas pessoas acham que é muito dinheiro enterrado, que não é tão importante assim, mas o resultado de uma ótima construção se inicia com uma boa fundação, pois ela sustentará o peso de sua estrutura, para acomodar todo arquitetônico dentro do que você tanto sonhou.

Aliás, qual seria a melhor escolha para uma fundação?

existem diversos tipos de fundações, podendo variar entre fundações rasas e profundas, cada construção tem um peso, e o solo deverá ser estudado para analisar até onde seria o limite de peso que ele suportará. As sapatas rasas e radier são muito comuns em residências simples, quando há lajes, começa a ter necessidade de usar fundações pouco mais elaborada, como o uso de sapatas contínuas e sapatas profundas com bloco de coroamento para evitar inclinações.

As inclinações são as principais causadoras de problema relacionado a fissuras ou rachaduras, por isso, quando é realizado o projeto estrutural de fundações, é importante que seja bem analisado e seguido a risca como foi projetado. Implantando as normas técnicas que foram desenvolvidas até os dias atuais, é possível construir arranha-céus 14 vezes mais alto que a torre de Pisa com inclinações mínimas.

Acompanha a gente nos nossos canais sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com a gente!
Olá 👋, como podemos ajudar?