fbpx

Como fazer o isolamento térmico!

Cesconetto Construtora - Como fazer o isolamento térmico?

Não é à toa que, todos os anos, nossa região se prepara para receber centenas de turistas de todo país. O inverno é a estação mais aguardada pelo comércio, hotéis e restaurantes, preparados para atender ao público com aconchego e simpatia do povo serrano. Olhando por esse lado, é fantástico o impulso financeiro que está época do ano traz às cidades. Passar uma temporada em um gostoso hotel em dias frios parece uma ideia muito agradável.

Mas para quem mora nessas regiões?

Como fazer o isolamento térmico?

o preparo do ambiente onde se vive é algo de extrema necessidade para garantir o conforto, bem estar e saúde de toda família.

Você sabe fazer o isolamento térmico da forma correta. Não?

Por isso, a Cesconetto Construtora preparou algumas dicas, tanto para quem pensa em construir, como para quem já tem um imóvel, mas precisa de reformas para ficar mais quente no inverno sem virar um forno no verão e fazer o isolamento térmico adequadamente.


Posição da casa

Para quem vai construir, é importante pensar na posição da casa em relação à incidência do sol. O ideal é posicionar os ambientes para a orientação que recebe mais sol no inverno e menos no verão, priorizando os quartos. Estes devem receber o sol da manhã, para uma casa mais quente e saudável. Além disso, é muito importante levar em conta os ventos e as edificações vizinhas, para evitar umidade por longos períodos de sombra.


Isolamento térmico no telhado

O tipo de telhado escolhido para a sua casa pode ajudar a manter as temperaturas controladas. A cobertura com telhas de barro é muito indicada por suas características térmicas, propiciando conforto e segurança.

Mas isso não elimina a necessidade de uma laje de forro ou um revestimento interno de madeira, ou gesso, além de mantas térmicas de dupla face que funciona como ajuste térmico e que melhoraram o desempenho de qualquer solução adotada.

Por isso a Cesconetto Construtora entrega suas obras com telhas esmaltadas e forro de gesso, que possuem melhor acabamento e propiciam maior segurança e conforto para seus clientes. Além de valorizar o imóvel e trazer maior sofisticação aos ambientes.

Já para casas prontas, que precisam de uma troca de telhas ou reforma total do telhado, temos uma ótima notícia: o inverno é a melhor época do ano para esse tipo de serviço. Isso, por que é uma estação mais seca, agilizando o trabalho e deixando tudo pronto para o verão, quando chove mais.


Isolamento térmico nas Paredes

Na hora da construção, é importante planejar paredes externas mais espessas e de preferência com tijolos de barro, que evitam a passagem do calor e do frio.

É preciso ainda fazer um tratamento com hidrofugante do lado de fora da casa para manter as paredes secas, além do uso de texturas.

Mas, se as paredes já estão prontas, o ideal é contatar uma empresa de qualidade para realizar uma avaliação criteriosa sobre os problemas existentes e, assim criar soluções para melhor atende-lo.


Isolamento no Piso

Realizar uma boa impermeabilização da fundação do imóvel para não permitir que a umidade suba para o piso é algo, muitas vezes, negligenciado durante a construção, mas quando bem feito evita umidade e ajuda a manter a casa quentinha.

O uso de mantas instaladas entre o contra piso e o piso, ou de lajes pré-fabricadas com elementos que auxiliam no conforto térmico, como o isopor, são artifícios que comprovadamente fazem a diferença para evitar infiltrações do solo e manter o ambiente livre de mofo e umidade.

Nestes casos, também são indicados revestimentos que permitam maior conforto térmico, sem perder a praticidade de limpeza e manutenção.

O piso de madeira laminada é o mais indicado, por ser um material isolante e agradável, mas hoje existem revestimentos vinílicos que também deixam a casa mais confortável no inverno com valores mais acessíveis.


Isolamento térmico em portas e janelas

Além de propiciar uma boa ventilação, a vedação, em portas e janelas, é essencial. Evite materiais com frestas ou vãos por onde podem entrar o frio e escapar o calor no inverno, ou vice-versa no verão. As esquadrias de PVC e madeira apresentam bom desempenho termo acústico.

O vidro mais grosso é uma força extra. Quando instalados de maneira correta, por profissionais qualificados, fazem a vedação do ambiente trazendo estabilidade térmica, além de auxiliar no isolamento acústico.

A melhor opção é sempre buscar a opinião de um profissional qualificado. Seja para construir ou reformar, uma empresa confiável prestará um serviço com agilidade, qualidade, responsabilidade e segurança. Com prazos e valores acordados anteriormente, evitando surpresas, atrasos e dores de cabeça.


Fale com a gente!
Olá 👋, como podemos ajudar?