COMO EVITAR UMIDADE E INFILTRAÇÕES EM CASA

A umidade é um problema frequente em grande parte das construções. Principalmente, em época de chuvas e em cidades mais úmidas, sendo observados por defeitos em paredes externas, telhas quebradas, alicerce e outros locais, que são alvos de infiltrações. Trouxemos algumas dicas de como identificar cada situação e assim, escolher uma empresa qualificada para realizar sua obra de forma eficiente.

 

Na construção de qualquer obra, as paredes precisam ser blindadas contra a água provenientes da chuva ou outras fontes. Paredes úmidas são propícias a formação de bolor e causam a deterioração.

Quando a casa ainda não foi construída é mais fácil tratar o problema, já que algumas medidas precisam ser tomadas no processo de construção. Porém, quando a casa já está pronta e a umidade aparece torna-se mais difícil solucionar. O ideal é contratar profissionais qualificados para realização do serviço para realmente resolver ou diminuir o problema com materiais próprios para isso, evitando assim, as famosas “gambiarras”, que podem até parecer mais barato e rápido, mas não solucionam e no final o gasto com novos reparos e incomodo saem mais caro.

 

 

Além disso, devemos ressaltar que o mofo, bolor e umidade causam diversos males a saúde de sua família, além de  prejuízo estragando móveis, pisos, livros, roupas e brinquedos.

 

QUAIS AS CAUSAS MAIS PROVÁVEIS PARA INFILTRAÇÃO

 

A primeira coisa a fazer é identificar a origem da infiltração e tentar neutralizá-la. Caso contrário, mesmo que se faça o reparo na parede é possível que a infiltração volte a acontecer. Para tentar fazer um diagnóstico e assim identificar a origem do problema, seguem alguns pontos que devem ser observados:

 

RODAPÉ DA PAREDE EXTERNA

 

 

Esta parte da parece sofre com o respingo de goteiras e em épocas de chuva a parede se mantém muito unida e portanto é forte candidato a sofrer infiltrações. Uma solução para evitar seria colocar calha no final do telhado e assim evitar goteiras.

Também é importante perceber se há o escoamento correto ou se há algum tipo de acúmulo de água. Mesmo que no piso, pode estar em contato com a parede, alimentando a infiltração. Neste caso, um reparo na calçada será suficiente para melhorar o escoamento da água e manter a parede seca.

 

TELHADO

 

 

 

CALHAS

Existem casas que tem telhados irregulares, telhados embutidos na parede, etc. Nesses casos é necessário o uso de calhas. Mas estas também requerem atenção, já que qualquer vazamento, por menor que seja, é o bastante para a umidade aparecer. Este caso ocorre com certa frequência também na laje.

O ideal é realizar manutenções preventivas nas calhas, solucionando pequenos vazamentos, entupimentos e rachaduras ou falhas de solda, que possam gerar espaços para passagem da água, antes que ela comece a umidecer a parede.

 

TELHAS QUEBRADAS

O telhado é parte de extrema importância em qualquer edificação. Por isso, é tão importante a manutenção do mesmo. Telhas quebradas geram infiltração e umidade na laje ou paredes, além de causar o apodrecimento do madeiramento do telhado, o que pode causar sérios riscos e aumentar os custos para manutenção.

O ideal é manter algumas telhas de reserva, pois se houver quebras de alguma peça, será possível providenciar a reposição antes de acontecer infiltração. Também é importante manter o madeiramento em bom estado, para evitar que o telhado sofra deformação, tirando as telhas da posição correta.

Mas, acima de tudo, contratar profissionais qualificados para construção ou reforma do telhado, evitando falhas no projeto ou execução, e realizando um serviço com agilidade e segurança.

 

TRINCAS E RACHADURAS

 

 

As trincas e/ou rachaduras são comuns e acontecem por muitos fatores. Geralmente são problemas de acomodação do terreno, fundação e até mesmo por grande fluxo de veículos pesados. A solução é abrir um pouco mais o espaço da trinca e aplicar um produto impermeabilizante, também existem materiais que se expandem na aplicação e vedam qualquer espaço que possa existir.

É necessário raspar o reboco na região onde há a infiltração e esperar secar. Depois, aplicar o impermeabilizante e fazer um novo reboco. O ideal é que o impermeabilizante seja passado do lado de fora também, para evitar a penetração da água.

 

FUNDAÇÃO

 

 

Muitos problemas de infiltração ocorrem pela água que vem do solo. Em casas novas são utilizados métodos de impermeabilização que evitam este problema. Já em imóveis usados, existe a dificuldade de acesso aos pontos de infiltração provenientes do solo, o que impossibilita a resolução do problema.

 

PAREDES

 

 

As paredes externas também devem ser impermeabilizadas. Se a parede tiver contato com terra ou muita exposição a água, como área de jardim, por exemplo, o ideal é fazer a impermeabilização com produtos à base de cimento. Podendo ser aplicado em cima do reboco.

 

Já para o lado interno da parede, a impermeabilização se faz com uma manta líquida elástica. Este produto é aplicado antes da pintura e ele cria uma camada sobre a parede evitando assim a penetração da água, impedindo que a parede fique molhada e consequentemente retenha a água em forma de infiltração.

Em casos de paredes internas estarem apresentando problemas de umidade, deve-se averiguar todas as causas anteriores e ainda, se está é divisa com banheiros, cozinha ou área de serviço, onde canos de água e esgoto podem apresentar problemas de vazamento ou ruptura, causando infiltração.

DICA :

Antes de realizar qualquer obra de construção ou reforma, consulte um especialista. Uma construtora de qualidade, irá tirar todas as suas dúvidas e seguir as normas de construção com eficácia, para que você e sua família possam desfrutar de um lar  seguro, saudável e livre de problemas decorrentes de serviços mal executados.

Compartilhe em suas redes