Como fazer um jardim com pouco dinheiro

Ter um jardim bonito pode parecer algo complicado e caro, mas se seguir os passos seguintes, verá que é algo que pode fazer com pouco dinheiro. Faça o projeto e crie o seu jardim. Divida o projeto do seu jardim em fases para que possa ir pouco a pouco criando o jardim dos seus sonhos. Considere consultar um paisagista e obter a sua opinião, mas vamos lhe dar alguns conselhos sobre como fazer um jardim com pouco dinheiro.

1 – Para poder fazer um jardim com pouco dinheiro deve ter em conta que enchê-lo de plantas pode ser algo bastante dispendioso. Por este motivo, recomendamos que ao invés de comprar plantas novas em centros de jardinagem, peça mudas a amigos ou familiares para as poder plantar em um dos seus vasos ou na terra do seu jardim. Com isto conseguirá que planta cresça sem ter que investir demasiado dinheiro.

Outra opção que pode levar a cabo é que se, por exemplo, já tem plantas no jardim, ao invés de comprar novas reproduza as que já tem. Como? Cortando mudas das suas plantas e plantando-as em outro lugar ou vaso, desta forma conseguirá ter mais quantidade de verde no seu jardim sem gastar muito dinheiro.

2 – Se quer optar por comprar plantas para encher o seu jardim de verde e vegetação, recomendamos que se quer fazer um jardim com pouco dinheiro compre as plantas que sejam perenes, pois desta forma conseguirá que estejam em perfeito estado durante todo o ano e reduzirá um gasto fixo anual.
As plantas que são caducas, morrem em determinadas estações do ano e, isso leva a um trabalho de substituição que pode ser bastante caro. Para reduzir o gasto deverá optar simplesmente por estas variedades que estarão em perfeito estado durante todo o ano, se lhes proporcionar os cuidados que precisam.

3 – Outra boa ideia para poder decorar o seu jardim com pouco dinheiro é adicionar um pouco de cor nos seus móveis ou vasos. O exterior é sempre mais agradável se tiver tons alegres e vistosos, por isso uma boa ideia é decorar os vasos simples que tiver com cores, desenhos ou frases que deem um toque pessoal ao espaço.
Também pode dar cor aos seus móveis e, pintar por exemplo as pernas da mesa, o assento das cadeiras, etc. Adicionar um pouco de cor ao seu jardim conseguirá renovar a sua essência e dar um toque mais alegre e ideal para o exterior.

4- Se tem um jardim grande e com grama, uma boa ideia para o decorar pode ser adicionar pedras no exterior e fazer um caminho. Pode, por exemplo, delimitar uma zona do jardim para criar você mesmo um caminho que pode fazer com pedras variadas. Terá apenas de ir ao parque da sua cidade ou a algum lugar natural e pegar diferentes pedras para fazer assim o caminho.
Se vive perto do mar, nada melhor que encher o caminho com conchas e pedras do mar para criar um caminho totalmente adaptado à localidade onde vive.

5 – Para fazer um jardim com pouco dinheiro também é essencial que faça uma decoração reciclada, ou seja, que utilize objetos que já não têm uso e os adapte a um novo espaço para cumprirem uma função estética ou funcional. Uma escada velha e inútil pode se converter em uma estante perfeito para colocar as suas plantas em cada escada, assim como outros elementos decorativos como velas, figuras, etc.
Se as suas escadas estiverem demasiado velhas, então pode pintá-las de cor viva e alegre para parecerem novas. Lembre-se que a moda vintage está muito na moda na decoração atual.

6 – Algo que também está muito na moda atualmente é a decoração com pneus. Trata-se de aproveitar rodas do carro que já não precisa para lhes dar um novo uso no seu jardim e poder convertê-las em uma mesa, em bonitos vasos ou em bancos.
Para lhe um toque mais divertido e alegre, o melhor é decorar o pneu pintando-o e desenhando alguma coisa ou escrevendo frases.

7 – As latas também são um aliado perfeito para poder fazer um jardim com pouco dinheiro. Porquê? Porque pode lhes dar múltiplos usos decorativos convertendo-as em vasos originais para as suas plantas, ou em luzes perfeitas para ambientar os jantares de verão.
Para fazer estas luzes terá limpar as latas de alimentos e metê-las no congelador. Isto vai fazer com que seja muito mais fácil fazer furos nelas. A ideia é realizar um desenho nas latas e, assim quando introduzir a vela no seu interior, conseguirá uma decoração bem legal.

8 – E se não quiser investir dinheiro nos seus móveis para o jardim, temos uma solução para si. Atualmente existe uma nova moda que é fazê-los com paletes, pois são ideais para fazer móveis perfeitos para o jardim. Pode fazer a sua mesa de jardim com este material ou fazer um sofá muito confortável com paletes. Existem várias formas de reciclar paletes e criar desde móveis práticos a espaços decorados com muito bom gosto.

Fonte/Foto: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-um-jardim-com-pouco-dinheiro-680.html

Compartilhe em suas redes

Deixe um comentário