Conceitos e dicas da ergonomia para aplicar no home office

Bem-estar e conforto são fatores extremamente importantes para uma rotina produtiva e saudável, tanto no ambiente de trabalho quanto no home office. Por isso a ergonomia tem um papel fundamental, no desempenho da realização das tarefas, trazendo bem estar e qualidade vida.

O que é ergonomia?

A ergonomia é a ciência que estuda às pessoas e aos ambientes de trabalho, e com ela é possível identificar a melhor maneira para executar as tarefas e minimizar os riscos físicos, mentais e emocionais.

Considerando o fato de que muitas pessoas estão trabalhando em regime home office Devido à pandemia, selecionamos 5 dicas de ergonomia para serem realizadas em casa, facilitando assim seu novo modelo de trabalho em home office.

Escolha um local confortável.

Se você tiver disponível um cômodo para o trabalho seria o ideal, como um escritório ou uma escrivaninha em um ambiente tranquilo. Caso não tenha esse espaço, você poderá utilizar a mesa da sala ou da cozinha, o importante é que este local seja, confortável, bem iluminado e ventilado. Proporcionando uma posição postural adequada, de preferência com as costas bem apoiadas, os joelhos e quadris em ângulo de 90°. Um detalhe importante é a distância do monitor, que deve estar entre 50cm a 75 cm dos olhos, e, caso utilize um notebook, o uso de um suporte será recomendado.

O excesso trará problemas

Mesmo que a casa tenha se tornado seu local de trabalho, cumpra com sua rotina como se estivesse na empresa, faça uma pausa e cumpra horários de almoço e lanche. Muitas horas na mesma posição fará mal a sua musculatura e a circulação sanguínea. Tente realizar pausas programadas, seguindo sua rotina. Aproveite os momentos de pausa para manter o corpo alongado. De uma caminhada, para quem trabalha o tempo todo digitando, é muito importante alongar as mãos.

Sua saúde é de valor inestimável e por isso, nos preocupamos com seu bem-estar. Quando a ergonomia é aplicada de maneira correta dentro de casa, ela contribui para que você mantenha seus  resultados em um ambiente favorável para a sua jornada de trabalho.

Compartilhe em suas redes

Deixe um comentário