5 dicas de como aproveitar a iluminação natural

1. Janelas e portas de vidro:

 

É indicado para uma iluminação natural portas que tenham uma parte ou toda ela em vidro, como por exemplo portas de entrada, áreas de serviço e cozinha. Para as janelas seria adequado optar por janelas de correr com a maior parte de vidro. As janelas sanfonadas, de abrir e maxim-ar também são ótimas opções quando se trata de iluminação natural.

OBS: Seria interessante que os vidros que serão utilizados principalmente nas janelas, tenham controle solar, pois ele permite o bloqueio do calor e da entrada de raios UV.

 

2. Paredes com elementos vazados (cobogó):

 

São muito utilizados para decoração, e para o controle da luz solar quando muito forte, assim você pode utilizar da iluminação natural sem se sentir desconfortável e pode utilizar a decoração que os diversos cobogós trazem.

 

3. Cores Claras:

 

As cores claras trazem amplitude para o visual dos ambientes, mas também traz maior aproveitamento da iluminação natural, pois ele dispensa acender as lâmpadas durante o dia. Optamos por cores brancas e beges para as paredes, madeira clara para os pisos e mobiliários de cores neutras, mas você também pode optar por cores alegres como poltronas, vasos de decoração, sofás etc.

 

4. Claraboia:

 

É um vidro fixo no teto, chamada de luz zenital, sendo o objetivo aumentar a entrada de iluminação natural. Nessa abertura é colocada uma estrutura como a de uma janela. Existem opções de claraboias com ventilação, ou seja, que abre ou é fixa só para iluminação. É aplicada em circulações, espaços que tenham janelas pequenas, mas também podem ser utilizadas em lugares que tenham uma boa iluminação também.

 

5. Alvenaria de blocos de vidro:

 

É utilizado para construções de paredes, divisórias de ambientes e fechamento de fachada. É aplicado para locais que tenham uma necessidade de iluminação e privacidade, como escritório dentro de uma residência, ele permite a entrada de iluminação natural mais também permite a privacidade de quem está utilizando este ambiente.

 

 

Compartilhe em suas redes

Deixe um comentário